quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cruzeiro Santos-Buenos Aires

Do dia 11 ao dia 18 de janeiro estivemos (Bruno, Sueli e eu, mais os amigos e vizinhos Clóvis, Luci, Osvaldo, Ione, Gerú, Guilherme, Ricardo, Rose, Toninho, Marili e Elza) no navio "Grand Celebration" fazendo um cruzeiro ao Sul , saindo de Santos até Buenos Aires, voltando a Punta Del Leste, Itajai-SC e Santos.

A mordomia foi grande, muita bebida e comida de dia, de noite e durante toda a madrugada.

Nota-se que os turistas são demasiadamente "glutões" pela quantidade absurda de comida e bebida consumidos dia e noite, não é por acaso que o brasileiro está acima do peso dito normal.

Cassino para torrar dólares rapidamente.











Há uma piscina de água do mar geladíssima para os mais corajosos e "jacuzzis" para o mais friorentos e acomodados.
Conheci muita gente interessante de todos os lugares do Brasil. A maioria era do estado de S.Paulo e muitos de Sta. Catarina. Vi poucos estrangeiros como passageiros,mas como tripulantes eram numerosos.

Fizemos uma visita a Buenos Aires o que sempre é muito bom programa. É uma bela cidade, muito movimentada, cheia de lojas e restaurantes com ótima comida e preços semelhantes aos do Brasil. Possui uma arquitetura essencialmente européia e já foi considerada a Paris da América do Sul.




Abaixo um magnífico portal na Avenida Florida.
À esquerda o famoso estádio "La Bombonera" , pesadêlo dos visitantes, por causa da proximidade da torcida com os jogadores.

Caminito é um lugar histórico, passagem obrigatória para os turistas. Nesta rua se instalaram os imigrantes italianos que foram para a Argentina. Lá existe um museu com mobiliário e utensílios e algumas figuras representando o dia a dia dos italianos da época.



Há várias lojas de produtos artezanais e exposições de artistas locais.
Pode-se tirar fotos "dançando tango"

Em Punta Del Leste fizemos uma turnê com uma van que fretamos de um senhor muito simpático que reside lá. Vimos mansões maravilhosas de celebridades da América Latina e carrões de diversas procedências. Muito calor e o sol ardente que deixou a maioria das pessoas do cruzeiro "queimadas".

Este leão marinho (haviam uns 6 ao todo) dava seu "showzinho" à parte, brincando e brigando com os patos e gaivotas na disputa por restos de peixes jogados n'água pelos pescadores.
Em Itajaí ainda era possivel se ver as consequências da catástrofe provocada pelas chuvas.

É uma cidade muito simpática de aspecto acolhedor.

O evento de atracação e de partida de navios de passageiros está sendo um acontecimento novo na cidade. O povo acompanha nas amuradas as descidas e subidas de turistas.

É um motivo de festa para a cidade, pois, este foi o primeiro navio de passageiros de grande porte a atracar lá.

Acredito que agora com os cruzeiros marítimos passando por Itajaí vai haver um grande aumento no movimento do comércio local. Todo turista quer comprar alguma coisa que lembre a cidade ou para dar de presente a familiares e amigos.
Um grande prédio foi adaptado para acolher os passageiros, fica em frente ao porto de embarque/desembarque que utilizamos.

Os passageiros do sul do Brasil embarcam em Itajaí, vindos das redondezas, do interior de SC e
muitos vindos do Rio Grande do Sul e também do estado do Paraná.









Bem, a respeito de Santos acho desnecessário falar, pois é muito conhecida de todos.
Sabe-se que é o maior porto marítimo do hemisfério sul, o que podemos comprovar pela quantidade de containers e navios que vimos no percurso de ônibus até o terminal de passageiros.
Acho que Santos merece um terminal de passageiros à altura de sua importância na navegação, se bem que o porto de cargas também esteja precisando de modernização, onde podemos ver enormes guindastes, pontes rolantes e gruas muito antigas e enferrujadas.
Considerando o absurdo que cobram a título de "taxa de embarque" os passageiros não tem o menor conforto enquanto aguardam o embarque, um porcentual alto sobre o valor da passagem.
Onde será que estão "aplicando" o dinheiro arrecadado?

















Nenhum comentário: