domingo, 8 de fevereiro de 2009

Home Theater/Museu



Meu Home Theater é uma mistura de sala de audição, cinema e museu de aúdio/video.

A sala foi projetada por mim e o Pimentel (arquiteto) e construida para ter uma boa acústica, que foi conseguida sem maiores ajustes.

Há no HT uma antiga radio vitrola que era dos meus sogros e que me foi doada, por saberem que eu aprecio equipamentos antigos. Com ela veio uma coleção de discos 78 rpm, alguns raros hoje em dia. Tenho feito manutenção nestas peças com muito cuidado e zêlo. Elas fizeram parte na vida feliz da familia da Sueli. Quantas reuniões festivas foram comemoradas com este aparelho e estes discos!
Há um toca-discos (hoje é tocadiscos e são raros) portátil totalmente mecânico. É uma peça magnífica.

Tenho um toca-discos Gradiente DD1 que reproduz LPs com perfeição.
Possuo amplificadores valvulados que projetei com a ajuda do Lúcio e Murilo e que funcionam maravilhosamente bem. O som dos LPs através das válvulas é mágico, envolvente, sedoso e fluido. Não há comparação com os atuais CDs que são limpos e estéreis, e que não preechem o espaço sonoro.


Tenho uma velha câmera VHS Panasonic que peguei num consórcio quando o Bruno nasceu. Com ela registramos boa parte da infância das crianças. Há também um projetor de slides Cabin adquirido em 1972 que ainda funciona.


No meu pequeno museu tenho 4 rádios à válvula (1 era de meus pais, os outros do meu sogro). Dois deles ainda funcionam após alguns reparos que fiz há alguns anos. Tenho em minha oficina de eletrônica muitas válvulas de rádio sobressalentes, além do ferramental básico para montagens e reparos de equipamentos.

Tenho uma pequena coleção de LP´s e de vez em quando compro mais alguns em Sebos.
Tenho várias caixas acústicas de diferentes design e projetos. Elas se dão muito bem umas com as outras sem nenhum tipo de preconceito, formando um harmonioso e melodioso grupo, o que dá para perceber ao se acionar o receiver (processador de Audio/Video) que é mais conhecido por home theater, fazendo-as funcionar em conjunto.

Esta sala é o meu reduto, refúgio e oásis. Posso passar horas a fio lá sem sentir-me só ou fatigado, aliás fico em estado Alfa.

Que não me perturbem quando eu me interno lá !

Nenhum comentário: